TERAPIA FLORAL PARA CRIANÇAS HIPERATIVAS



O segundo grupo floral ou de misturas florais segue a mesma premissa que o anterior, mas aqui são tratadas essências que recebem uma indicação para crianças que mostram um certo grau de hiperatividade.
É preciso ter uma boa dose de cuidado para não confundir crianças desatentas com crianças hiperativas. É muito fácil pensar que um aluno é desatento quando na verdade ele tem outro tipo de dificuldade para manter seu foco. Justamente por serem mudanças muito pontuais e difíceis de serem identificadas que o recomendado em caso de alguma suspeita é sempre procurar a ajuda de um profissional.
A seguir, vamos igualmente deixar uma lista de características que podem ser identificadas em crianças que sofram de hiperatividade, são elas:
  • Estar constantemente em movimento. Nas crianças mais jovens é possível notar que estão sempre se agachando e “contorcendo”;
  • Têm o costume de deixar o lugar onde está de maneira súbita, mesmo que estivesse calma e em silêncio momentos antes;
  • Movimenta-se constantemente, muitas vezes corre ou escala tudo o que encontra de forma inadequada e impulsiva;
  • Fala muitas vezes quase sem fazer pausas e excessivamente;
  • Tem muita dificuldade em desenvolver todo tipo de atividade com calma. Mesmo com jogo que ela goste, perece não conseguir relaxar;
  • Está sempre em movimento, como se fosse “conduzido por um motor”;
  • É comum que seu temperamento mude rapidamente;
  • Costumam ter um pavio curto.
Crianças com um real déficit de atenção e hiperatividade normalmente se enquadram em muitas ou todas essas descrições. Para elas, os florais de Bach mais indicados são:
Cerato: A essência Cerato é realidade muito mais simples do que se imagina, onde basicamente ela ajuda a criança a sentir uma maior conexão com sua própria sabedoria – isso irá ajudá-la a construir uma intuição que promova o interesse e incentiva o desejo de aprender.

Chestnut Bud: Crianças com hiperatividade também apresentam um grande grau de dificuldade no aprendizado, tal como as desatentas. Muitas das dificuldades que ambas encontram são extremamente semelhantes, e por isso recebem os mesmos florais; é o caso do Chestnut Bud.
Como foi dito anteriormente, este é um poderoso floral focado na fixação de conhecimento e do aprendizado por assim dizer, mostrando-se muito útil para aquelas pessoas que estão sempre a cometer os mesmos erros e parecem não aprender com eles. Ele é indicado para toda forma de dificuldade de aprendizagem, mas pode ser especialmente útil nos casos de déficit de atenção. Vale lembrar mais uma vez que este floral de Bach para aprendizagem também é bom para concentração e atenção até mesmo em adultos.

Heather: Lembram-se que dentre as características que podem identificar uma criança hiperativa é o fato de falarem constantemente, quase como se perdessem o fôlego no meio das frases? Pois então, esse floral é indicado justamente para combater esse tipo de problema, ajudando aqueles que falam excessivamente e, principalmente em momentos não apropriados.
No caso de crianças pode ser também indicado para aquelas que o fazem como uma forma de chamar a atenção através do mal comportamento. Esse floral deve ajudar a criança a se sentir bem dentro de si e aprender uma melhor autoconfiança emocional. Com isso ela ficará mais tranquila e menos agitada.

Impatiens: Esse floral é especialmente indicado para aquelas crianças que acabam sendo excessivamente impulsivas, e que agem muito precipitadamente e sem medir suas escolhas e as consequências decorrentes delas. É um floral dedicado a combater a impaciência, capaz de ajudar a criança a relaxar e a se manter calma em um mesmo lugar por mais tempo.

Scleranthus: Esta é a essência floral para o equilíbrio, utilizada como forma de incentivo para um equilíbrio entre o descanso e a atividade, sendo indicada para crianças que são tão ativas que adotam um comportamento errático, alternando bruscamente entre um estado de quietude e outro de grande agitação. Essa essência ajuda muito em manter a concentração e o foco dos pequenos.

Vervain: O floral Vervain é indicado para a crianças hiperativas em que a energia parece quase ilimitada; aquelas em que os pais realmente se preocupam se não estão se esforçando demais. O Vervain ajuda a equilibrar a energia destas crianças e ajuda para que ela compreenda qual a melhor hora para estar ativo e, principalmente, qual a hora de parar e descansar.

Vine: O Vine é basicamente um floral para crianças que têm dificuldade em obedecer e seguir as regras, algo muito comum em crianças com déficit de atenção e hiperativas.

Wild Oat: Este é outro floral que é muito indicado para ambos os casos: crianças desatentas e hiperativas, ajudando-as a descobrir a si mesmas de alguma maneira. Ele é normalmente indicado para aquelas crianças que se sentem perdidas e um pouco confusas, que parecem não ver as coisas tão claramente como as outras.
A terapia flora floral Wild Oat ajuda a criança a entender que ela possui suas próprias particularidades e talentos, de modo que possa sentir melhor a sua singularidade e a aplicar seus dons e demais habilidades. Crianças hiperativas podem demonstrar uma certa dificuldade em entender seus talentos, já que raramente se dedicam a alguma coisa tempo o suficiente para isso.

White Chestnut: Essa essência é para acalmar a mente hiperativa e que possui uma conversa mental excessiva. Aqueles que recebem a indicação deste floral estão presos em suas cabeças, juntamente com pensamentos repetitivos que apenas correm incessantemente. É muito útil para trazer calma para a mente ativa de uma criança.
CONSELHOS SOBRE A TERAPIA FLORAL
Lembramos mais uma vez que nada substitui a consulta junto a um profissional especializado, mas para os que desejarem iniciar um tratamento com essências florais, procure um Terapeuta Floral para que seja feita avaliação e orientação adequadas,
Em geral, o próprio floral já disponibiliza em sua embalagem alguma sugestão de uso, mas muitos profissionais têm como recomendação padrão a administração de 4 gotas, de 3 a 4 vezes ao dia. Essas gotas podem ser administradas diretamente via oral ou de outras formas, como adicionadas em um copo de água ou suco.
Bençãos Plenas!
Claudia Aldana/Psicopedagoga e Terapeuta Holística
Bençãos Plenas!

Comentários

Postagens mais visitadas