Propriedade das cores



A escolha da cor certa pode afetar a impressão que causamos nos outros, afeta o nosso desempenho profissional, a nossa capacidade de concentração, o nosso descanso e a harmonia dentro de uma casa.  Segue-se uma lista resumida de propriedades e associações simbólicas que podem ser consultadas para ajudar na escolha de um cristal, de uma vela, na decoração da casa ou mesmo na escolha da roupa para ir a uma entrevista.

CORES PRIMÁRIAS

VERMELHO – Relacionado com o chakra da raiz, é a cor do Elemento Fogo e dos impulsos primários do corpo e da sobrevivência. A sua ação ocorre sobretudo ao nível do sangue, dos nervos e dos músculos. Também estimula o sistema imunitário e a regeneração celular, porém, está contra-indicado nos casos de hipertensão arterial, febres, stress, perturbações mentais, estados coléricos e doenças oncológicas. É a cor mais indicada para superar desafios, pois instiga a ação e o espírito de luta. Pela mesma razão, é uma cor a evitar quando se pretende harmonia e paz. O vermelho pode ser perfeito numa sala de festas ou numa loja, mas pode ser desastroso num quarto de dormir ou numa sala de reuniões. No vestuário, é uma boa cor quando se quer chamar a atenção, mas não em ocasiões formais e, muito menos, em contexto profissional, pois prejudica as negociações ao desafiar os nossos interlocutores. No âmbito mágico-religioso, o vermelho está associado a divindades que representam as paixões, a sexualidade e a guerra. É utilizado para trabalhos de fertilidade e amor, para aumentar a coragem, o poder, a assertividade, a força física e a força de vontade.

AMARELO – A cor do Sol e do nosso plexo solar é estimulante e regeneradora. Melhora a função hepática, atua sobre o sistema nervoso central, o sistema digestivo e linfático. O plexo solar, em termos energéticos, é o nosso principal portal de comunicação com o mundo. É através dele que recebemos impressões dos corpos energéticos que nos rodeiam, tanto dos outros seres vivos como do ambiente. Assim, o amarelo atua como um tónico em termos de comunicação. O amarelo fortalece os nervos e a mente, melhora a memória, a concentração e a resistência a ataques de vampirismo psíquico. Uma sala em tons de amarelo terá um efeito revigorante sobre os ocupantes, haverá maior fluidez nas interações e, no geral, todas as capacidades mentais serão beneficiadas. O amarelo pode, no entanto, ser contra-indicado em estados de excitação mental, hiperatividade, embriaguez, problemas cardíacos e infecções bacterianas. Em magia, não só simboliza o Sol, com todas as suas conotações, como ainda se relaciona com o Elemento Ar, em virtude de melhorar a clareza mental, a concentração e a capacidade de comunicar. Velas e acessórios amarelos são adequados para feitiços de prosperidade, sucesso, saúde, bons negócios, estudos, viagens, amizades e melhoria das relações sociais.

AZUL – O azul é refrescante, purificante e adstringente. É a cor do Elemento Água e vibra com o chakra da garganta. Seja escuro ou claro, o azul tem sempre um efeito calmante. Esta cor ajuda a baixar a febre, a estancar hemorragias, regula a tensão arterial e acalma as dores de cabeça. Também melhora a função respiratória e trata perturbações da garganta, desde dores a bloqueios de expressão. É útil para conter explosões emocionais, ira, desespero, agressividade e pânico. Ao nível psicológico, o azul melhora o pensamento lógico e a facilidade de comunicação. É uma cor adequada para a decoração da casa e para ser usada no vestuário, sem quaisquer contra-indicações. No contexto magico-religioso, o azul é associado a divindades aquáticas que transmitem o conhecimento místico. O azul remete para o grande oceano dos sonhos, para o inconsciente. O azul também é a cor do céu. O tom claro representa o céu diurno, iluminado pelo Sol, é uma cor extremamente curativa, evoca a verdade e a clareza. O azul escuro é a cor do céu noturno onde se eleva a Lua, onde mergulham os poetas, os místicos e os profetas. Velas e acessórios azuis são usados para cura, comunicação, melhoria das capacidades intuitivas e projeção astral.

CORES SECUNDÁRIAS

VERDE – O verde resulta da mistura de amarelo com azul. É uma cor refrescante, um bálsamo que vibra ao nível do plexo cardíaco e que harmoniza as emoções. O verde é curativo a todos os níveis, não tem contra-indicações e equilibra todo o organismo. É naturalmente refrescante, regula a tensão, purifica o sangue, melhora a função hepática e hormonal. É uma as melhores cores para tratar doenças do foro psicológico e emocional como, por exemplo, depressões, angústia, stress e insónias. Também atua positivamente sobre os rins e sobre o sistema imunitário. Usado na decoração da casa, o verde traz harmonia e paz. Em magia, é a cor que representa o Elemento Terra e todas as dádivas de Gaia. É a cor escolhida para feitiços de fertilidade, saúde, prosperidade, abundância, equilíbrio, harmonia, esperança e cura. É uma boa cor para combater a ganância e o ciúme. A meditação sobre a cor verde cura feridas emocionais, expande a consciência ecológica e desenvolve a compaixão.

LARANJA – O laranja é a mistura de vermelho com amarelo e partilha algumas das propriedades destas duas cores, além de ter as suas nuances próprias. Relacionado com o chakra esplênico, o laranja é uma cor estimulante mas não agressiva como o vermelho. Esta cor melhora a função hepática e digestiva, regula o impulso sexual, melhora o humor, estimula a curiosidade, a criatividade e a capacidade de expressão. A sua energia provoca um certo entusiasmo criador, ao mesmo tempo que ajuda a assimilar novas ideias. É uma boa cor para a decoração de uma sala de estudo ou para usar num dia de exames. Em magia, o laranja é usado para obter prosperidade, sucesso, bons negócios e retorno de investimentos. O laranja não tem contra-indicações. A sua energia é sempre positiva, transmitindo optimismo, alegria e vitalidade.

VIOLETA – O violeta resulta da mistura de vermelho com azul, é uma cor de transformação, purificante e de vibração muito elevada. Ao nível da coluna de chakras, vibra com o chakra frontal e com o chakra da coroa. É adequado para tratar dependências, em especial o alcoolismo. Estimula o sistema imunitário, combate a melancolia e os desequilíbrios do humor. É uma cor muito calmante, diminui o stress mental, emocional e físico, diminui a sensibilidade à dor, ajuda a induzir o sono e proporciona uma vida onírica mais rica. O violeta pode ser contra-indicado em casos de frigidez ou impotência, pois diminui o impulso sexual ao estimular os chakras superiores. Considerada a cor mais mística, o violeta abre caminho para a elevação espiritual. Em magia, é utilizada para favorecer a ocorrência de sonhos lúcidos, para melhorar as capacidades intuitivas, os dons de clarividência e para facilitar a projeção astral. Meditar sobre a cor violeta é muito útil na medida em que potencia as capacidades naturais do praticante. O violeta é utilizado para comunicar com os espíritos de luz, com as fadas, com os anjos e guias que trabalham para a nossa evolução. À semelhança do verde, a cor violeta é curativa e desenvolve o poder de compaixão.

OUTRAS CORES

AZUL TURQUESA – O turquesa é uma cor intermédia entre o verde e o azul. Tem efeitos anti-séptico, é desinfetante, tónico e calmante. Também tem efeitos positivos sobre a pele, cabelo, unhas e cartilagens. Ao nível da coluna de chakras, vibra entre o plexo cardíaco e a garganta. Melhora o fluxo verbal, a expressão dos sentimentos e o espírito inventivo. Também desenvolve a diplomacia, o altruísmo e o impulso idealista, pois alia a compaixão à razão prática. O azul turquesa pode ser usado para melhorar os dons de liderança e a capacidade de organização. Contudo, deve ser usado moderadamente na decoração da casa e no vestuário. Por exemplo, é mais proveitoso ter um bonito conjunto de almofadas turquesa numa sala do que pintar uma parede inteira dessa cor, pois tal poderá esterilizar o ambiente ao ponto de oprimir os ocupantes. Em magia, é frequente relacionar esta cor com as águas correntes, simbolizando o fluxo constante e a renovação. Velas, cristais e adereços turquesa são usados para melhorar as capacidades intelectuais, a criatividade e o empreendedorismo. Também servem para fins de equilíbrio, harmonia e entendimento.

AZUL ÍNDIGO – O azul índigo encontra-se muito perto do azul escuro, contendo uma pequena percentagem de vermelho. Reúne muitas das características do azul escuro e do violeta. Na coluna de chakras, vibra ao nível da terceira visão, promovendo o desenvolvimento espiritual e das capacidades intuitivas. O índigo é purificante e desintoxicante, ajuda a tratar perturbações da visão e da audição, bem como a lidar com situações de doença mental. É uma cor escura e, por essa razão, deve ser usada moderadamente na decoração das habitações. No vestuário, o índigo transmite confiança. Em magia, esta cor é utilizada da mesma forma que o azul escuro e o violeta. Tal como estas, também é uma excelente cor para meditação, auxiliando a mente a atingir um profundo estado de concentração e relaxamento.

MAGENTA – A cor magenta é composta por vermelho, arrefecido com uma pequena percentagem de azul. Ao nível do corpo, fortalece o coração e o sangue. Tal como o vermelho, também é estimulante do impulso sexual, da coragem e das paixões, porém não tem a tónica agressiva da cor primária, ajudando a controlar a impulsividade. O magenta pode ser utilizado na decoração de habitações e espaços comerciais, trazendo vitalidade ao ambiente. É ainda demasiado forte para ser utilizado em quartos de repouso, mas pode ser usado em qualquer outra divisão da casa. No vestuário, é uma cor festiva e exuberante, sem ser demasiado desafiadora. Em magia, é associada ao signo de Escorpião, pelas suas qualidades simultaneamente apaixonadas e aquáticas. Velas e acessórios magenta podem ser usados em feitiços de fertilidade, amor, carisma, magnetismo e poder pessoal.

ROSA – O rosa é composto por magenta e branco. Relaciona-se com o chakra cardíaco transpessoal, um chakra secundário situado perto do plexo cardíaco, cuja vibração se relaciona com a capacidade de amar incondicionalmente. O rosa cura a tristeza, ajuda a ultrapassar o luto e concede uma maior compreensão para lidar com a vida, com as pessoas que nos rodeiam e com os nossos próprios sentimentos. Tradicionalmente, é a cor da delicadeza, da juventude e da feminilidade, pelo que é frequentemente usada na decoração dos quartos e no vestuário das crianças, sobretudo das meninas. Também representa a amizade e o amor inocente, por oposição ao vermelho que fala do amor físico e apaixonado. À semelhança do violeta, o rosa também é utilizado para comunicar com os espíritos mais luminosos, como as fadas e os anjos. Acessórios rosa são usados para feitiços de paz e harmonia, para cura dos sentimentos, para amizade e equilíbrio.

CASTANHO – O castanho é composto pelas três cores primárias e pode ter tonalidades muito diversas, conforme a percentagem de cada uma. É uma cor densa e terrena que nos enraíza na matéria. Confere capacidade prática, estabilidade e segurança em momentos de crise. Também estimula a lealdade, solidificando as relações pessoais e profissionais. O castanho é adequado para usar na decoração da casa, conferindo um ar acolhedor, confortável e seguro aos espaços. No entanto, deve ser temperado com cores claras, para evitar que se torne monótono e pesado. Em magia, o castanho está associado a Saturno, Senhor do Carma, além de se relacionar com as forças elementais da Terra, com os espíritos antigos e primordiais. É uma cor para utilizar em questões de justiça, proteção da casa, da família e dos animais domésticos. Também é usado para localizar objetos perdidos, para conservar a segurança e os bens materiais.

BRANCO – A luz branca é a cor da perfeição, da unidade e da plenitude. Tecnicamente, nem sequer é uma cor mas sim o resultado da união positiva de todas as cores. O branco é o Yang, a Criação, o ciclo positivo. O branco é expansivo e tem efeitos curativos a todos os níveis. Está relacionado com o chakra da coroa e com o chakra coordenador. Por excelência, o branco é a cor da paz e simboliza a face luminosa do sagrado. O branco é usado com frequência no revestimento interior das habitações, o que poderá ser bom quando estas são bem iluminadas com amplas janelas viradas a poente. Porém, em vertentes mais sombrias, a cor branca reflete o ambiente e torna-se igualmente baça e sombria. De facto, a tinta branca com que se pintam paredes não iguala a luz branca pura, sendo preferível usar um tom claro de amarelo ou rosa para iluminar uma sala pouco favorecida. No vestuário, o branco irradia a nossa energia pessoal e protege-nos contra a poluição energética ambiente. É uma cor adequada para quase todas as situações. No contexto mágico-religioso, o branco é de grande importância, por todas as suas propriedades e cargas simbólicas. É utilizado no vestuário cerimonial, pela sua pureza e por facilitar a projeção energética. Velas e acessórios brancos são usados para feitiços de cura, purificação, limpeza, proteção, paz, harmonia e iluminação espiritual. Ao conter todas as cores, o branco adequa-se a todos os objetivos mágicos, podendo substituir qualquer outra.

PRETO – Tal como o branco, o preto não é exatamente uma cor, mas sim o resultado da união negativa de todas as cores. É a ausência de luz, igualmente perfeita e plena como o seu par. O preto é o Yin, a Destruição, o ciclo negativo. Ao nível da coluna de chakras, a cor negra relaciona-se com a Estrela da Terra, um ponto situado fora do corpo físico, entre os tornozelos e aproximadamente 10 cm abaixo do nível dos pés. Por oposição ao branco, o preto é absorvente e, como tal, deve ser usado com cautela. Na nossa sociedade ocidental, o preto é a cor do luto e vestir de preto tornou-se numa forma de expressar o pesar. De facto, o preto ajuda a canalizar os sentimentos de dor, perda e saudade, ajudando a libertá-los, porém não deve ser usado durante mais do que um razoável período de tempo, sob pena de transformar a tristeza natural em depressão. Pessoas muito sensíveis às energias subtis podem sentir desconforto ao vestir de preto, sobretudo no meio de multidões ou em situações de grande tensão emocional no ambiente. Outras vestem o preto por regra, como forma de expressar uma tendência estética ou uma atitude perante a vida, como é o caso de muitos membros da subcultura gótica. Geralmente, quem adopta o preto por longos períodos de tempo, acaba por ganhar resistência ao desconforto que o seu efeito absorvente pode provocar, podendo mesmo chegar a apreciar as subtilezas que emanam de pessoas e locais. Em todo o caso, sempre que surgirem sintomas de angústia e depressão que não sejam justificados, o vestuário preto deve ser evitado. Em magia, a cor negra está relacionada com as divindades do Submundo, com a sabedoria da Deusa e com a noite. Tal como acontece com o branco, o vestuário ritual negro também é comum em várias tradições, neste caso devido ao seu poder de apurar a sensibilidade às energias subtis, facilitando a comunicação com os planos espirituais. Velas e acessórios pretos servem para feitiços de proteção, desmanche de magia negra, banimentos e exorcismos. O preto pode ser usado para romper com situações negativas, maus hábitos ou relacionamentos prejudiciais. Em meditação, leva-nos aos níveis mais profundos do subconsciente, para tal são usadas várias ferramentas como, por exemplo, uma esfera de obsidiana ou um espelho negro.


CINZENTO – O cinzento resulta da mistura de branco com preto. A sua vibração é neutra e não costuma ser usado para fins terapêuticos. É uma cor com poucos benefícios e algumas contra-indicações que não exigem explicações demoradas, pois todos sabemos como reagimos a um ambiente cinzento. Ainda assim, o cinzento pode ser útil para refrear a expressão em situações formais, contextos profissionais ou outros, em que a manifestação das emoções e até da individualidade podem ser de evitar. Em situações específicas, pode também ser usado para estimular o pensamento táctico. Em magia, o cinzento é utilizado para neutralizar influências e para cancelar feitiços que tenham deixado de ser úteis

Comentários

Postagens mais visitadas