Desenvolvendo a visualização criativa


Uma ferramenta muito utilizada e conhecida por todos aqueles que participam, participaram ou conhecem os grupos de meditação é a famosa Visualização Criativa. Hoje essa técnica é tão importante que existem grupos estudando sua eficiência até no auxílio do tratamento ao câncer.
Participando de grupos de meditação há alguns anos, fica muito evidente a dificuldade enfrentada por algumas pessoas que se dispõem a realizar essas técnicas; em geral elas têm grande dificuldade em visualizar as imagens solicitadas pela voz que está conduzindo o trabalho. O que muitos desconhecem é que existe uma técnica bastante simples para desenvolver e aprimorar essa capacidade que todos nós temos [...]
O primeiro passo é olhar e reter uma imagem. O processo consiste em olhar para um objeto tentando reter o máximo de detalhes pelo período de um minuto, em seguida fechar os olhos e visualizar o objeto com todos os seus detalhes também pelo período de um minuto. Esse processo deve se repetir em ciclos até que se consiga visualizar o objeto em todas as suas nuances.
Passando dessa etapa, o segundo passo é lembrar e reter uma imagem, ou seja, você vai se lembrar de um fato anterior, de cada um dos detalhes que o envolveram. Procure se concentrar nos pormenores do cenário em volta, nas pessoas que estavam ao redor, na expressão facial delas e em toda riqueza de detalhes que conseguir.
No terceiro passo já passa a existir o elemento de criação, o exercício da criatividade que existe dentro de cada um de nós. Vamos usar essa criatividade e inventar uma imagem, colocar nela todos os detalhes possíveis, fixar o cenário, as cores, os objetos e ficar apreciando cada um desses detalhes dentro da imagem como um todo.
Na quarta etapa estaremos incluindo o elemento sensação, vamos imaginar o corpo em bom funcionamento e sentir o que isso nos traz. Imaginemos, por exemplo, uma grande sensação de bem estar e na seqüência vamos sentir o que isso nos proporciona, observemos como nosso corpo reage a essas imaginações, como fica nossa respiração, entre outras coisas. Aqui já estaremos começando a experimentar o que a visualização criativa pode fazer por nós, como nosso corpo responde a esses estímulos.
No último passo da técnica trabalharemos com objetivos e os transformaremos em símbolos; estaremos utilizando o que se conhece como tela mental. Vamos nos imaginar, por exemplo, com saúde ou prosperidade. Que imagem teria a saúde ou a prosperidade para cada um de nós? Note que nesse ponto a imagem é muito subjetiva, vai depender muito da vivência de cada um e de seus valores íntimos. Para um a prosperidade pode significar a realização de diversas viagens, para outro pode ser a aquisição de bens materiais e assim por diante. O importante é que a imagem represente o que se deseja para quem está utilizando a técnica.

Tendo passado pelos cincos passos com sucesso, a visualização criativa deixou de ser aquele terror, aquele bicho de sete cabeças que tanto incomodava, transformando-se em um aliado poderosíssimo da nossa caminhada. Podemos usar esse aliado no auxílio à cura de doenças, no trabalho da auto-estima, na busca de tranqüilidade, de aumento de concentração, na superação de vícios - entre muitas outras coisas - nos tornando assim pessoas melhores, mais realizadas e conseqüentemente mais felizes.

Ao que parece, hoje em dia muitos livros vêm com um capítulo obrigatório dedicado à visualização. O assunto já não está circunscrito à area esotérica. "Visualize o bolo crescendo... veja-o sair perfeito do forno", diz um livro de receitas que ganhei um dia desses. (O mais acabado "exemplo de psicologia", acredito.).
O presente texto sobre visualização é diferente: ao invés de simplesmente abordar os benefícios da visualização, recomendando-a, vou explicar por que ela não funciona para muita gente. Você vai ter a verdadeira história, inclusive com as falhas da visualização.
No entanto, como ela é a "quarta mola" da produtividade, conforme escrevi antes, deve saber por que a recomendo, com seus defeitos e tudo. Existem, afinal de contas, certas condições sob as quais a visualização pode ser bastante eficaz. Você vai aprender que condições são estas e como pode fazê-las melhorar sua produtividade todos os dias.
Não tire conclusões precipitadas de que a visualização não passa de teoria metafísica, sem aplicação na prática, e que não traz qualquer benefício. Pode parecer assim no início, quando estivermos comentando certos aspectos engraçados que ela tem, mas tenha a certeza de que se não tivesse nenhum valor prático e realista, não teria sido comentada neste livro. Com o desenvolver do capítulo, entenderá como funciona e como fazê-la trabalhar para você.

Comentários

Postagens mais visitadas