Terapia Reiki e a Cromoterapia


As cores são a mais pura expressão de um estado de espírito. Tem a capacidade de alterar o nosso humor, de acalmar, agitar e até purificar. É uma das formas que utilizamos para nos mostrar ao mundo, seja através de ambientes, roupas ou adereços.
As cores podem ser utilizadas em conjunto com o Reiki ou de outras formas. Conhecer as cores e suas características permite aproveitá-las, não só em uma sessão mas também na vida.
Ao conhecer os chacras principais, o reikiano já tem o seu primeiro contato com as cores. Cada chacra tem a sua cor, como indicado a seguir:
Chacra Básico: Cor Vermelha
Chacra Umbilical: Cor Laranja
Chacra do Plexo Solar: Cor Amarela
Chacra Cardíaco: Cor Verde
Chacra Laríngeo: Cor Azul Claro
Chacra Frontal: Cor Azul Índigo
Chacra Coronário: Cor Violeta (ou dourada)
Conhecendo as cores do chacras, é possível utilizar a cromoterapia como complemento ao Reiki. Uma forma é o uso de uma luminárias com cores. Para trabalhar o chacra cardíaco, por exemplo, podemos utilizar uma luz verde durante a sessão. Já para trabalhar o chacra coronário, uma luz violeta será de bom auxílio. Como o reiki tem a capacidade de adaptar-se ao ambiente e à outras técnicas, acredito que a energia reiki utilizará o estímulo extra sempre da melhor forma para a pessoa sendo atendida.
Ao escolher as cores para uma sala de Reiki também é importante considerar as cores e seus efeitos. A cor vermelha, por exemplo, pode ser utilizada como cor complementar em alguns casos – como o uso de luzes coloridas – mas não é indicada para ser a cor de uma parede, por exemplo. Para isso já é mais indicado o uso de cores mais “calmantes”, como o azul, o violeta ou o rosa.
Apesar do uso das cores ser um complemento aceito, o Reiki não depende de nenhuma luz artificial ou externa para atuar na pessoa ou ter resultados. Ao aplicar reiki, é comum o relato – tanto de terapeutas como de pessoas atendidas – da visão de cores durante a sessão, sem o uso de qualquer luz ou acessório. Assim o uso das cores no ambiente é considerado um complemento, como um reforço positivo.
O uso das cores não fica restrito ao Reiki, podendo ser utilizado em situações corriqueiras. É sempre um recurso a mais, simples e poderoso. Tem uma reunião de emprego? Experimente colocar um detalhe do vestuário em vermelho, para aumentar a coragem e a confiança. Quer recuperar-se mais rápido da gripe? Um pouco de verde só vai ajudar. Tem um consultório na área da saúde? Pinte uma parede de verde claro. Quer aumentar a criatividade? Experimente o azul. E assim, nos detalhes, podemos usar as cores a nosso favor.


Comentários

Postagens mais visitadas