As palavras têm poder - aprenda a ser positivo sempre!


A linguagem dirige nossos pensamentos para direções específicas e, de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial, não só para uma boa comunicação com humanos, mas também com os Mestres Ascensos, os Anjos e os Elohim de Deus.  
A "Programação Neurolingüística" é um excelente caminho para quem busca desenvolver uma maneira positiva e correta de se expressar. Confira abaixo, um texto do "Instituto de Neurolingüística do Rio de Janeiro":
O cérebro humano está continuamente criando imagens mentais. Esta é uma das maneiras fundamentais pela qual nos orientamos no mundo que nos cerca. A estruturação mental de imagens permite ao cérebro criar relações entre os objetos no espaço físico que nossos sentidos podem detectar. Baseado nessas imagens, escolhemos como interagir com o mundo. As imagens são a fonte primária da escolha de nosso comportamento.
Existem duas maneiras-chave pelas quais a mente recebe os dados dos sentidos com os quais cria­mos essas imagens. Uma é pelo que vemos e, a outra, é a da linguagem que ouvimos. Essa é conhe­cida tecnicamente como Imagem verbal, que tem um efeito poderoso no comportamento humano.
Como usar isso conscientemente para nos comunicarmos de maneira mais clara?
Quando uma pessoa ouve palavras, o cérebro imediatamente processa esse "dado sensorial" como uma imagem. Frequentemente, a imagem criada no cérebro é contrária à idéia que as pessoas estão tentando comunicar. Na verdade, muitas vezes, é exatamente o oposto! Entretanto, em todas as áreas da comunicação humana torna-se importante, senão crítico, escolher conscientemente pala­vras para criar o efeito desejado que estamos procurando numa dada situação.
Exemplo: Uma das mais curiosas palavras da língua portuguesa é "NÃO". A curiosidade vem do fato de que, em termos de imagem visual, o cérebro não pode processar a palavra "não". É como se, dentro da mente humana a palavra "não" não existisse. Quando apresentado com um "não", o cérebro imediatamente cria uma imagem que "não" era para ser criada. Você tem esta experiência quando tenta "não" imaginar um gorila rosa. O caso mais clássico dessa situação é o exemplo seguinte:
Uma mãe dirige-se ao filho e diz as seguintes palavras:
"Agora, querido, não derrame seu leite!"
Qual é a imagem visual criada imediatamente na mente da criança?
Claro: leite derramado!
Aqui estão algumas das palavras negativas mais usadas: Não posso, Não, Não devo, Evitar e Nunca.
É útil tornar-se consciente de quando e como você usa essas palavras. Quanto mais consciente você está, mais o seu cérebro começará a oferecer alternativas!
Existe um segundo fator em relação a como nossa mente lida com essas imagens que é importante entender. O cérebro opera com um processo interno conhecido como Dissonância Cognitiva que trabalha em conjunto com a imagem visual, uma vez que uma imagem é criada, o cérebro procura transformar aquela visão em realidade.
Com essa idéia em mente, pense no exemplo passado. A criança estava "imaginando" o leite derra­mando pela mesa. O que você acha que acontecerá depois? Você provavelmente adivinhou. Em al­guns segundos, o braço da criança baterá "acidentalmente" no copo e o leite se derramará, porque num nível inconsciente o cérebro, através do mecanismo de dissonância cognitiva, está procurando trazer para a realidade a imagem visual que ele está vendo! Embora a mãe repreenda a criança por "não prestar atenção", a criança, verdadeiramente, estava prestando muita atenção a exatamente o que a mãe disse!
O termo Imagem Mental é mais útil se for expandido para incluir um aspecto adicional. As imagens que queremos eliminar, frequentemente, contêm o que poderia ser denominado de ações negativas ou consequências. Aquelas que queremos criar são, comumente, positivas. Adicionando essa idéia à primeira, de criar imagens, chegamos ao termo: 
Imagens Mentais Positivas
Imagens Mentais Positivas são a meta de qualquer pessoa que está, conscientemente, escolhendo suas palavras para comunicar uma idéia de maneira correta.  

Comentários

Postagens mais visitadas