O Papel do Terapeuta Holístico



O termo Terapia vem do grego Therapeia que significa "Servir à Deus". A prática terapêutica é antiga e concilia a ligação do homem com a natureza. Todas as Civilizações Antigas possuíam suas práticas de cura como os Egípcios, os povos Xamânicos e os Gregos. Hoje o termo Terapia é utilizado pela Medicina Ortodoxa para designar alguns tratamentos médicos.
Pelo dicionário do Aurélio, significa “a parte da medicina que estuda e põe em prática os meios adequados para aliviar ou curar os doentes”. A Medicina convencional entende que a Terapia se aplica então ao tratamento de doenças com diagnóstico prévio utilizando-se dos conhecimentos aceitos por esta medicina. Todos os tratamentos que utilizam métodos não médicos são chamados então de Medicinas Alternativas, devido a serem uma alternativa à medicina convencional.
É à partir daí que começam a surgir as dúvidas e a credibilidade desta nova Medicina, que já sabemos, na verdade não ser tão nova assim. As Terapias alternativas seguem diversas linhas, dependendo de sua origem, como por exemplo, a Medicina Védica (Indiana), a Medicina Chinesa, as Orientais em geral e também as resgatadas dos povos Xamânicos. Existem ainda aquelas que surgiram de estudos e pesquisas mais recentes como a Terapia Quântica e a Terapia Floral, por exemplo.
E o termo "Holístico" vem de onde? Esta palavra foi incorporada às Terapias ditas alternativas embora nem todas as Terapias Alternativas sejam holísticas. Holístico vem do grego "Holos" que significa "todo, completo, integral".

Comentários

Postagens mais visitadas