Uma gargalhada para a vida



Ser uma pessoa otimista, viver de bem com a vida e de bom humor não é apenas um estado de espírito, mas, antes de tudo, uma questão de saúde.
Estudos realizados nos últimos anos têm comprovado que o bom humor e o riso são alguns dos melhores remédios para a cura de doenças, ou mesmo elementos que ajudam as pessoas a manter uma boa saúde.

Bom humor desintoxica o organismo Especialista no assunto, a química e cientista Conceição Trucom, autora de um livro sobre a relação do bom humor com a saúde das pessoas, explica que “o bom humor é uma qualidade 100% espiritual. Ele vem da alma e se manifesta pela criatividade, flexibilidade e adaptabilidade. O bom humor nos permite rir das pressões, da rigidez e dá espaço para sairmos destas estruturas que nos cegam e muitas vezes nos fazem sofrer, permitindo-nos, assim, enxergar saídas e soluções, e nos dá oxigênio novo para crescer.
Os estudos sobre a relação do bom humor e do riso com a saúde se tornaram mais freqüentes devido a iniciativas como as do Dr. Hunter “Patch” Adams, que, desde 1971, prega um tratamento mais humano através da alegria. A experiência de Adams resultou na Fundação Gesundheit (saúde, em alemão), em Arlinton, Estados Unidos, que é um hospital onde os médicos se vestem de palhaços e tratam todos os pacientes como membros da família.

As pesquisas sobre a associação do bom humor com a saúde são conhecidas atualmente como fisiologia do riso. Mas entenda-se o riso não necessariamente como uma expressão da boca, mas como uma expressão da alma.
O que poucos sabem é que o bom humor desintoxica o organismo. Segundo Conceição Trucom, o bom humor faz com que “a respiração fique mais intensa e efetiva, portanto a desintoxicação pulmonar e cerebral é instantânea. Todos os órgãos do abdômen são ativados, portanto a velocidade e a eficiência da eliminação das toxinas e venenos presentes no corpo são aceleradas. O sistema imunológico é ativado, reforçando a capacidade do organismo de não se identificar com células invasoras ou mutantes e combatê-las”.
Como manter o bom humor Nos dias de hoje, manter o bom humor diante das dificuldades e do estresse provocado pelo excesso de trabalho é muito difícil, mas não impossível.
A dica de Conceição Trucom é “começar o dia tomando um bom suco que ative o seu bom humor, ao qual chamo de banho interno diário. O melhor momento para se tomar esse 'banho', que vai lavar o seu organismo dos seus venenos, é exatamente em jejum, momento do dia em que a fisiologia do corpo está toda voltada para eliminar seus excretos.
O segundo passo é, logo após a ingestão do suco, ir para a frente do espelho e rir, de 5 a 10 minutos, de suas dificuldades e das suas preocupações. Ou seja, deixe seus venenos sair e não se identifique com as dificuldades. Procure eenxergá-las por outros ângulos para poder usar a criatividade, o jogo de cintura, enxergar oportunidades, etc. Em alguns casos, até perceber que o caminho é outro".

Comentários

  1. embora eu esteja de saco na lua de "estudos científicos" sou obrigado a dizer que este é valido harara!!!
    bjão...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas