Sistema imunológico




Durante a gargalhada, os níveis dos hormônios do estresse baixam. Com menos cortisol e adrenalina circulando no organismo, o sistema imunológico é fortalecido. As células de defesa do organismo não só aumentam como se tornam mais ativas.

É importante destacar que o riso é uma demonstração de bem-estar que aproxima as pessoas e traz alegria e saúde. Quem consegue sorrir e viver de bom humor atrai coisas boas, levando uma vida mais tranqüila e feliz. Rir relaxa as tensões e nos afasta da dificuldade, criando a possibilidade de observá-la por uma outra ótica.

Para se ter uma idéia, quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais. Ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais; quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos. Esse exercício, desde o facial até o pleno corporal, retarda o aparecimento de doenças e o envelhecimento.

A cura através do bom humor
Na década de 60, o jornalista americano Norman Cousin se curou de uma doença grave através do riso.

Como Cousin tinha um grande desejo de viver, decidiu nutrir seu espírito com otimismo, confiança e bom humor. Passou a assistir a filmes cômicos e proibiu qualquer pessoa de visitá-lo sem ter uma piada para contar.

A terapia do humor surtiu efeito, pois um período de dez minutos de riso aliviava sua dor o suficiente para conseguir dormir durante duas horas. Testes clínicos também comprovaram que sua inflamação diminuía a cada sessão de riso.

Cousin escreveu sua história dez anos após sua cura e tornou-se o símbolo da terapia do riso, dando origem a pesquisas mais
aprofundadas sobre o assunto.

Fonte: transcrito da revista Viver Nutrilite (Ano 2, Número 7, Março de 2006, páginas 24, 25 e 26).

Comentários

Postagens mais visitadas