Cultivando seus sentimentos de gratidão



1) Não se deixe levar por conversas negativas. Quando você perceber que a conversa está indo para um modo ou tema negativo, não tenha medo de ser a pessoa que muda de assunto.

2) Ajude os outros a se afastarem da negatividade. Se alguém que você conhece persiste em falar de coisas negativas o tempo todo, encontre uma maneira diplomática de dizer-lhe que você realmente não está apreciando isso. Eles podem nem mesmo perceber que estão fazendo isso, e você pode estar fazendo a eles um favor enorme.

3) Mostre gratidão. Voluntariamente expresse gratidão e apreço por aqueles que o rodeiam. Diga-lhes especificamente o que você aprecia e porquê. Então, você poderá se sentir grato por ter proporcionado um pouco de luz na vida de alguém...

4) Veja de forma mais ampla. Quando você se encontra em uma situação difícil, procure os aspectos benéficos criados por essa situação. Pergunte-se: "O que aprendi aqui que vai me beneficiar no futuro? Quando eu olhar para trás e avaliar essa experiência em um ano a partir de agora, sobre o que vou ser grato?

5) Controle a sua resposta. Se alguém critica você, evite entrar na defensiva. Responda dizendo algo como: "Obrigado por trazer isso para a minha atenção, eu vou levar isso em consideração". Você pode sentir-se grato por não ter deixado ninguém tirar você de seu centro e equilíbrio, e quem sabe, talvez o ponto de vista do outro possa até ter sido válido e sua vida se torne melhor com essa opinião.

6) Procure razões para dizer obrigado. Quando outras pessoas se sentem apreciadas, isso muda a dinâmica de seu relacionamento. Todo mundo gosta de ser apreciado. Eles estarão mais inclinados a fazer coisas boas para você, porque você aprecia seus esforços. Por sua vez, você terá ainda mais razões para sentir gratidão.

7) Tenha uma revisão de gratidão. Faça isso assim que você acordar de manhã e antes de ir dormir à noite. Lembre-se de contar suas bênçãos diariamente. Pense em todas as coisas que você tem para agradecer. Se você começar e terminar cada dia com gratidão, toda a sua vida irá mudar para uma direção mais positiva. Leva apenas um minuto ou dois para permitir que a gratidão preencha seu coração e sua mente.

Comentários

Postagens mais visitadas