Holística



Holos em grego significa o Todo.
Terapias Holísticas são terapias que consideram a pessoa como uma totalidade em seus aspectos biofísico, psíquico, emocional, ambiental e energético.
As Terapias Holísticas procuram as ca
usas do problema ao invés de concentrar-se nos sintomas, ou seja, “tratam o doente e não a doença, procurando localizar os fatores emocionais, mentais e energéticos que criaram a condição para que a patologia tenha se instalado.
No conceito holístico as doenças não devem ser catalogadas de forma mecânica, mas devem ser analisadas dentro de um todo e são usados terapias milenares e modernas, sempre suaves e naturais, e na maioria das vezes pouco invasivas.
As Terapias Holísticas não tem padronização dos tratamentos, cada caso é um problema com características próprias e que requer uma abordagem única, focando a atenção sempre na informação subjectiva, ou seja naquilo que o paciente sente.

O terapeuta tem que conhecer muito bem o seu doente, seus hábitos, sua vida, alimentação, vida afetiva etc., para avalia os desequilíbrios energéticos, suas predisposições e possíveis consequências, além de promover a catalisação da tendência natural para o autoequilíbrio, facilitando-a pela aplicação de um somatório de terapias de abordagem holística, com o objetivo de transmutar a desarmonia em autoconhecimento.
O terapeuta holístico não é doutor, por isso ele não receita, mas sim recomenda, ele nunca diagnostica, ele avalia, analisa, e nunca doenças, mas sim disfunções, desequilíbrios energéticos, predisposições. Da mesma forma jamais usa medicamentos, recomenda isto sim, remédios naturais, essências, extratos. O Terapeuta é um parceiro no processo de cura.

O paciente nas Terapias Holísticas tem uma responsabilidade activa perante a doença e a sua saúde.e ele tem sempre a última palavra sobre o melhor tratamento para ele e é dele a escolha da terapia ou terapias , com o qual o tenha maior afinidade, afim de começar a aguçar a sua sensibilidade para a perceção da sua vida, para promover a otimização da qualidade de vida, para fazer mudanças em várias áreas, de atitude e de comportamento, que levarão à maximização das oportunidades da vida e minimização das condições adversas.

Em termos de prevenção, as terapias holísticas tendem a estabelecer e manter um equilíbrio entre o indivíduo e o ambiente que o rodeia.

As Terapias Holísticas estão cada vez mais a serem aplicadas como terapias complementares à medicina convencional.

Comentários

Postagens mais visitadas