COMO O REIKI PODE REDUZIR ATAQUES DE PÂNICO?



Atuante como forma de amenizar os ataques de pânico, as técnicas de Reiki se aperfeiçoam a cada dia para auxiliar no controle desse recorrente problema na população mundial. De acordo com estudo realizado no Reino Unido, a ansiedade afeta 16% da população em algum momento; já na Austrália, entre jovens de 16 a 24 anos, um a cada seis sofre de ansiedade. Nos Estados Unidos, ataques de pânico afetam cerca de 6 milhões de pessoas, de acordo com a Associação de Ansiedade e Depressão da América.
Mas afinal, como o pânico pode impactar na sua qualidade de vida? De forma sucinta, os ataques ocorrem quando o indivíduo se encontra sobrecarregado por um sentimento repentino e incontrolável de medo ou pavor. Durante esses ataques, pode-se experimentar diversos sintomas físicos, são alguns deles:
Fraqueza;
Tontura;
Problemas respiratórios como falta de ar;
Tremores;
Calafrios;
Transpiração excessiva;
Taquicardia;
Algumas pessoas também podem se sentir nauseadas ou desenvolverem dores no estômago durante um ataque de pânico.
Para a maioria das pessoas, o pânico não ocorre de maneira isolada. Ele pode acontecer a qualquer momento, deixando o indivíduo em constante estado de alerta, lembrando-se da sensação do último episódio.
Muitos dos que sofrem com essas condições são também suscetíveis a “gatilhos”, o que significa que são mais propensos a sofrerem um ataque diante de certas circunstâncias ou locais. De fato, muitas pessoas com histórico de pânico costumam evitar voltar a lugares onde em certa altura tiveram algum episódio.
Não somente relacionado a lugares, pessoas com ataques frequentes passam a evitar situações sociais, faltar ao trabalho ou mesmo pedir demissão para fugir de novas “recaídas”. No pior dos casos, pessoas que não conseguem controlar a frequente ou intensidade dos ataques podem ter que lidar com severos graus de depressão ou pensamentos suicidas.
Aqueles que convivem com a doença de forma regular podem ser eventualmente diagnosticados com síndrome do pânico. Depois de obterem o diagnóstico, médicos podem prescrever diversos tratamentos designados a reduzir o número e a intensidade dos ataques. Dentre os tratamentos mais comuns está a psicoterapia aliada ao uso de medicamentos como benzodiazepínicos.
Infelizmente, mesmo seguindo o tratamento prescrito durante muito tempo, pessoas continuam sofrendo com os ataques. Em adição, alguns medicamentos utilizados para o tratamento do pânico podem desencadear efeitos colaterais em determinados indivíduos. E é por isso que muitos profissionais da medicina tradicional e alternativa unem seus tratamentos de forma a obter melhores resultados, com menores efeitos adversos

QUAIS AS VANTAGENS DO REIKI PARA TRATAR ATAQUES DE PÂNICO?

Tratamento natural originado no Japão, o Reiki atua de diversas formas na redução dos episódios de pânico, bem como em uma infinidade de doenças de espectro físico, mental e emocional.
A ideia por trás desse método em questões como o pânico, por exemplo, é apontar que essa condição consiste nada menos que em uma perturbação na energia do indivíduo. Ao longo de uma sessão de Reiki, o objetivo do terapeuta é restaurar o fluxo normal energético espiritual do paciente na esperança de reduzir a frequência dos ataques e/ou limitar a gravidade do pânico quando este ocorre.
É importante lembrar que o Reiki não é um substituto para tratamentos da medicina tradicional. Entretanto, estudos e relatórios indicam que participar de sessões regulares de Reiki pode ser útil para pessoas que sofrem com ataques de pânico. Além disso, temos a vantagem de o Reiki não ser uma terapia invasiva nem mesmo administrada por meio de medicamentos; ele pode ser utilizado em conjunto com todos os demais tratamentos médicos convencionais para ataques, transtornos ou síndromes.

COMO O REIKI ATUA NA REDUÇÃO DO PÂNICO?

Utilizar o Reiki em finalidades emocionais pode promover diversos benefícios capazes de ajudar indivíduos que sofrem com ataques de pânico. Alguns desses alívios e resoluções podem incluir resultados como:


REDUZINDO OS NÍVEIS DE ESTRESSE

Estudos demonstraram que pessoas que participaram de sessões de Reiki de forma regular reportaram menores níveis de estresse em comparação àqueles que não as frequentaram. Devido ao fato de níveis elevados de estresse serem gatilhos para aumentar o risco de ataques de pânico, reduzir a incidência desse sentimento pode também prevenir novos episódios dos ataques.
Um indivíduo estressado tende a sofrer ataques ainda mais intensos do que se estivesse calmo e equilibrado em suas emoções.

RESTAURA SENTIMENTOS DE CONTROLE

Uma das questões que leva a um ataque de pânico é o sentimento de que o indivíduo não possui controle sobre sua própria vida. Ao participar de sessões de Reiki, é possível recuperar algum senso de controle sobre seu destino, o que permite reduzir o risco de futuros ataques.

CONECTA A OUTROS INDIVÍDUOS

Doenças como o pânico podem fazer os indivíduos se sentirem isolados e solitários. Esses sentimentos servem apenas para piorar os efeitos dessa enfermidade e aumentar a frequência e intensidade dos ataques. Durante uma sessão de Reiki, tanto o praticante quanto o cliente passam juntos a estabelecer um trabalho profissional e solidário. Essa conexão entre ambos ajuda a lembrar o indivíduo de que não está sozinho.

MELHORA HABILIDADES DE ENFRENTAMENTO


Durante as sessões de Reiki, o cliente concentra suas energias no relaxamento e na cura. À medida em que as sessões continuam, torna-se mais fácil manter esse foco. Sendo assim, o paciente pode então começar a utilizar essa habilidade para se acalmar sempre que um ataque estiver prestes a começar.

Comentários

Postagens mais visitadas