O RESGATE DO FEMININO COM AS TERAPIAS NATURAIS - ÓLEOS ESSENCIAIS


Despertar o Sagrado Feminino é permitir que o arquétipo da Anciã, aquela que tudo sabe, desperte. É se conectar com as forças da Mãe Natureza, é aceitar seus ciclos, se entender e assim se libertar das emoções reprimidas, medos e apegos. É amar-se acima de tudo e exatamente do jeito que se é. É realmente se enxergar como parte da Deusa criadora de tudo, sentir-se especial só pelo fato de ser mulher.
Todos os problemas relacionados ao útero, ovários e a sexualidade femininas estão intimamente ligados a carga emocional negativa que a mulher carrega por não se respeitar e se anular. A falta de auto-conhecimento, falta de amor próprio e o peso de relacionamentos anteriores frustrados contribuem para o bloqueio emocional, que por sua vez irá se externalizar no sistema reprodutor e também no comportamento sexual através das "disfunções sexuais" femininas.
Continuando nossa jornada pelo Resgate do Sagrado Feminino através das terapias naturais, falarei aqui sobre os Óleos Essenciais. Estes são substâncias super concentradas, extraídas de diversas partes de plantas aromáticas. Os óleos essenciais foram considerados pelos alquimistas como a quinta essência, a alma da planta.

Por terem uma composição química complexa, eles possuem uma maravilhosa ação terapêutica. Existem muitos óleos essenciais que podem auxiliar a mulher neste jornada de resgate da sua essência, no entanto procurei focar naqueles que são considerados, dentro da aromaterapia, os óleos essenciais das mulheres, que têm ações calmantes, harmonizantes e agem sobre a psiquê feminina e sobre a produção hormonal.

De todos os óleos essenciais que serão abordados, eu poderia escrever uma ficha técnica imensa com todas as composições químicas e suas propriedades. No entanto, este post ficaria gigantesco e muito cansativo de ler, por isso, vou abordar de forma objetiva e clara os aspectos emocionais, energéticos e até arquetípicos que cada um deles abrange, lincando diretamente com o conteúdo dos textos que tem como objetivo o resgate da espiritualidade do Feminino Sagrado.

Gerânio (Pelargonium graveolens)




 Este óleo essencial de aroma marcante, floral mentolado e de cor amarelo esverdeado, é o óleo essencial considerado o melhor amigo das mulheres.
Aprender a amar a si mesma permite que os fragmentos da alma se reúnam com a essência divina de si mesma, resolvendo os conflitos internos.
Energeticamente ele nutre a criatividade feminina permitindo o resgate da imaginação, intuição e vivência de todas as experiências sensoriais e extra-sensoriais. Ele promove uma certa espontaneidade onde a mulher se sente inclinada a se abrir para os prazeres da vida pois ela consegue se reconectar com os seus sentimentos mais obscuros e superá-los. Abre-se a porta para o resgate da sensibilidade, doçura, ternura e afeto, sentimentos estes que são intrínsecos da mulher e as vezes acabam por serem sufocados devido aos sofrimentos vivenciados, tornando-a "amarga".
Este óleo essencial é um poderoso tonificante dos órgãos reprodutores e um ótimo equilibrador hormonal. Muito utilizado para equilibrar e harmonizar os períodos da tensão pré-menstrual e da menopausa, que são períodos onde o corpo feminino sofre mudanças hormonais bruscas, que levam a uma série de sintomas indesejáveis, sabemos bem como é né?!!
Por ser um óleo essencial considerado como fito-hormônio, pois possui componentes químicos que se assemelham ao nosso hormônio estrogênio, ele equilibra o organismo quando existe uma descompensação de estrógeno e progesterona que acabam causando problemas como dismenorreia (menstruação excessiva), amenorréia (falta de menstruação), cólicas fortes, TPM, infertilidade, irritabilidade, insônia, inchaços e seios muito doloridos.
É considerado um óleo essencial adaptogênico, ou seja, ele se adéqua as necessidades do organismo, agindo para reequilibrar o que for necessário. Por restabelecer os desequilíbrios hormonais ele ajuda a tratar as depressões provenientes destes desequilíbrios que afetam a essência feminina. Neste sentido ele também auxilia o acesso de memórias passadas negativas que geram medos, inseguranças e frustrações e permite que a mulher as trabalhe de forma íntegra, ajudando a superá-las e encará-las como aprendizados da vida. Sabemos que estamos curadas, quando ao pensarmos ou lembrarmos de situações "amargas", estas já não nos causam mais dor e é assim que o Gerânio trabalha.
Arquetipicamente, ele é relacionado com a Deusa grega Afrodite ou com suas equivalentes como a Deusa Vênus (romana), Freya (nórdica), Ishtar (mesopotâmica), Inanna (sumérica) e Astarte (babilônica) que são as Deusas do amor, da beleza e da fertilidade. Assim ele traz a tona as qualidades arquetípicas do aspecto feminino que são a sensualidade, a ternura, a sensibilidade e a compaixão. Além disso o óleo essencial de gerânio, cria condições internas de paz, harmonia, bem-estar e esperança.

Sálvia Esclarea (Salvia sclarea)




Óleo essencial de cor amarelo esverdeado pálido, tem um aroma almiscarado, herbal e doce.
Do latim salvare = salvar, curar, clarus = claro.  Também é conhecido como Salvia moscatel (pois é utilizada para dar sabor e aroma ao vinho Rhenish produzindo assim o vinho Moscatel), Olhos claros (pois a erva é utilizada para limpar os olhos). Simbolicamente a Sálvia esclarea permite enxergar claramente as situações tanto externas quanto internas. É como "olhar para dentro de si mesma" e enxergar sua verdade interior. Ajuda a equilibrar os aspectos emocionais extremos de ódio, depressão, vitimização.
É um óleo que traz o equilíbrio mental e emocional principalmente nos momentos de estresse intenso.
Assim como o gerânio, a sálvia também atua na regulação hormonal, sendo bastante empregada para equilibrar as disfunções como insônia, TPM, ondas de calor da menopausa, cólicas, palpitações provenientes das oscilações hormonais.
Como falamos nos textos anteriores, a principal causa dos "distúrbios" femininos são resultantes das condições emocionais e mentais sobrecarregadas, assim este óleo ajuda a tratar a frigidez feminina, a dificuldade em sentir prazer e chegar ao orgasmo, pois ele age diretamente nas causas deste problema. Ele relaxa a mente ao mesmo tempo que reorganiza o emocional trazendo um estado de euforia e ânimo o que permite com que a mulher fique mais a vontade para se entregar aos prazeres sexuais.
Este é um óleo aterrador para a mulher, ele elimina ilusões e fantasias criadas pela mente como forma de escape da realidade. Ele ajuda neste processo de olhar claramente e aceitar a verdade, se atentando para o presente. Ele libera as cargas mentais pesadas, transmutando as formas de pensamento em torno da aura que causam a confusão mental, a diminuição de energia e a dispersão do foco.
Arquetipicamente, ele é associado a Deusa Atena e seu animal de poder a coruja, representando a força da sabedoria. O resgate e utilização correta da sabedoria permite que a jornada para o encontro da Deusa interior seja realizado com segurança e facilidade, causando o desabrochar da mulher.
É um óleo que deve ser utilizado em todos os ritos de passagem da mulher: primeira menstruação, primeira relação sexual, casamento, maternidade, menopausa, perdas afetivas, enfim, todos os momentos importantes. Ele dá suporte para que a mulher nunca se perca de si, sempre se lembre de seu poder ancestral e desta forma possa trilhar os caminhos da vida com coragem e confiança.
Emocionalmente, ele ainda trabalha a "criança interior" para que na mulher adulta, esta criança seja acessada e curada de todos os traumas vividos no passado que hoje se externalizam emocionalmente e fisicamente.
A Sálvia esclarea quando utilizada antes de dormir, tem o poder de promover sonhos nítidos e reveladores, que devem ser anotados assim que se acorda, para depois entender seus significados e poder terapêutico.

Lavanda (Lavandula officinalis)



É um óleo de cor amarelo pálido e possui aroma doce, floral, quente e fresco.
Aprender a relaxar traz paz e harmonia interior. Este óleo diminui a intensidade emocional das memórias permitindo uma sensação de segurança. Clareia a comunicação entre a mente e o corpo restaurando a verdade interior.
A lavanda traz uma sensação semelhante a uma chuva gentil e nutritiva de primavera. Sob a regência de Marte, ela proporciona vitalidade, autoestima, auto-confiança, determinação e coragem. Ela vai no fundo do inconsciente, e trabalha aquelas dores mais profundas geradas pelos desequilíbrios emocionais provenientes de traumas recentes ou antigos.
É um bom auxiliar para a depressão feminina pois trabalha questões internas mal resolvidas e padrões emocionais mal assimilados.
A lavanda age como antídoto, tanto físico (contra o veneno de picadas de bichos) quanto emocional (contra todas as emoções, pensamentos e sentimentos destrutivos que causam amarguras, tristezas, sofrimento, isolamento e a sensação de "estar perdida"). É um ótimo ansiolítico e equilibrador interno. Também é um óleo adaptogênico, se adequando as necessidades da mulher no momento em que ela se encontra. Ele traz o aconchego e a estabilidade emocional necessária para que a mulher se livre de sentimentos como a frustração, decepção e angústia.
Para a mulher o óleo essencial de lavanda tem o poder de despertar o autocontrole e o discernimento para saber a hora certa de falar e de silenciar, de rir e chorar, de meditar e extravasar.
Arquetipicamente a lavanda associa-se com a energia da grande Mãe que percorre a Roda do Ano, vivenciando todas as estações e transmitindo um aprendizado específico em cada uma delas.
Primavera: durante este período a lavanda transmite a energia da renovação e do renascimento. É  o início de um novo ciclo e o momento propício para se livrar de tudo que é velho e que causa desconfortos. O óleo essencial de lavanda faz abraçar o novo, a ter esperança,  a mudar, se reinventar
Verão: aqui a lavanda permite uma conexão mais íntima com a força ascendente da grande Mãe, das Deusas e traz o aconchego e a iluminação dos sentimentos, pensamentos, emoções. É  a hora de se firmar, assumir seu poder intrínseco e ancestral, tornar-se integra e segura de si.
Outono: neste momento, a lavanda entra com sua propriedade calmante e relaxante, permitindo a interiorização para avaliar e reforçar a ligação com as forças divinas. É o momento de desfrutar de toda harmonia e equilíbrio interno, semeados durante a jornada.
Inverno: a lavanda aqui ascende o fogo interior e aquece a conexão com a força da grande Mãe e da Deusa interna. É o período onde são pesadas e valorizadas as coisas que realmente são importantes em nossas vidas. É o preparo para se desligar de vez do que não nos interessa e se preparar para o recomeço.

Camomila Romana (Anthemis nobilis)



O óleo de camomila tem a cor de um amarelo pálido levemente azulado (diferente da Camomila Alemã -Matricaria recutita - que é de coloração totalmente azul escuro) e seu aroma lembra maçã quente e doce.
Este óleo introduz a "janela da paz". Acalma a mente consciente superando a necessidade de estar no controle o tempo todo, permitindo uma maior receptividade das mensagens intuitivas. Ela aumenta o canal de transe e a comunicação com o Eu superior, a Deusa interior. Isto promove a recepção da vontade espiritual e o propósito espiritual que vai guiar a personalidade. Ela permite à mulher o alinhamento da mente com o Divino, com a força daquela que tudo cria.
A camomila tem o poder de desfazer dores emocionais e fechar as feridas abertas durante toda a vida, atual ou passada.
Ela trabalha aquelas mulheres que vivem em um ciclo vicioso de carência/dependência afetiva e são reprimidas emocionalmente.Ela auxilia a mulher a buscar dentro de si a sua verdade e ter calma para entender e trabalhar de forma tranquila e confiante suas cargas emocionais desequilibradas. É o resgate do feminino interior, é fazer as pazes com os demônios internos e florescer, por mais difícil que seja.

Rosa (Rosa damascena)



Este óleo é extraído da destilação das pétalas da rosa trigintipétala (flor com exatamente 30 pétalas) que é um híbrido resultante do cruzamento da Rosa gallica com a Rosa moschata. Seu óleo tem coloração amarelo pálido e o seu aroma é um floral adocicado com um toque suave cítrico.
Na Aromaterapia, o Jasmim é considerado o pai dos óleos essenciais, enquanto a Rosa é a Mãe.
Este óleo ajuda as mulheres que por distanciamento de sua Deusa interior tornaram-se reféns emocionais, vítimas de suas próprias emoções e sentimentos. São mulheres que estão sempre se sentindo amedrontadas, infelizes, magoadas e incapazes de realizar suas vontades e seus sonhos. Por medo de sofrerem rejeições se isolam e se fecham, não permitindo vivenciar um contato mais íntimo com seu parceiro e com qualquer pessoa.
O óleo de rosas ajuda a compreender a individualidade unitária permitindo vivenciar a experiência do verdadeiro amor incondicional. Infundir a personalidade com ternura instila a paz interior e leva a criatividade da Alma brilhar através da personalidade.
As pétalas de rosa representam as qualidades de generosidade e suavidade, enquanto os espinhos representam as paredes construídas em torno das emoções com a finalidade de se proteger. A energia da Rosa traz suavidade para a mulher que tem uma personalidade áspera/espinhosa, transmitindo a proteção providenciada pelo Espírito. Esta energia protetora dissolve os mecanismos de defesa contra os danos emocionais.
É um óleo que conforta e protege o coração minimizando as dores emocionais. Muito eficiente para trabalhar aquelas mulheres que não se dão amor por não saberem fazê-lo ou porque não tiveram isso durante a infância e adolescência ou porque durante sua jornada se machucaram demais. Traz o amor incondicional e mostra a importância de se cuidar, se valorizar e se aceitar antes de qualquer coisa, pois só assim poderá cuidar dos outros.
É um ótimo antidepressivo e por trabalhar também os desequilíbrios hormonais e emocionais, ajuda a tratar a falta de libido feminina. É o óleo da transformação da mulher permitindo que ela entre em contato e resgate sua essência mais intima.
Terapeuticamente, o óleo essencial de rosa serve como um termômetro. Ele indica de forma rápida como se encontra o interior da mulher pois ele reflete se há harmonia (quando o aroma é bem aceito) ou desarmonia (quando o aroma causa repulsa).
Arquetipicamente o óleo de Rosa, assim como o de Gerânio, também é associado a Deusa Afrodite por instaurar o amor próprio, reduzir a timidez, desenvolver a sensualidade e aflorar a sexualidade.
Estes são os principais óleos essenciais para trabalhar o resgate do Feminino. No entanto, acrescentarei mais dois que juntos formam uma excelente sinergia para trabalhar e estimular o desejo sexual!

Ylang Ylang (Cananga odorata)



De coloração amarelo pálido e aroma sensual doce, floral e verde ele acalma os nervos e integra as emoções. O relaxamento da mente promove mudanças nas perspectivas.
As flores do Ylang ylang são muito utilizadas na Indonésia para aromatizar e enfeitar a cama do casal na noite de núpcias. Eles acreditam que o Ylang yalng tem o poder de aumentar a libido. Na verdade este óleo é muito relaxante, calmante e levemente sedativo. Ele não age diretamente sobre a libido feminina, mas por seu aroma exótico e sua função relaxante ele permite um momento de entrega, onde a mente tranquila colabora para que o corpo possa desfrutar de todos os momentos de prazer sem preocupações.

Canela (Cinnamomum zeylanicum)



O óleo essencial de canela é um óleo que trabalha a consciência da escravidão. O karma criado em vidas passadas se resolve e permite que a consciência se foque em uma percepção maior das causas das reações.

Este óleo também possui um aroma exótico além de ser estimulante e aquecedor do corpo. Ele aumenta o fluxo sanguíneo periférico (superfície da pele), estimulando o contato e intensificando a sensação de prazer.


COMO UTILIZAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS.



Inalador da Deusa Interior

·         1 inalador pessoal
·         3 gotas de óleo essencial de gerânio
·         2 gotas de óleo essencial de sálvia esclarea
·         1 gota de óleo essencial de lavanda

Inalar o aroma sempre que se sentir desconectada com seu Eu interior. Quando se sentir ansiosa e não confiante de seu poder inato e ancestral.


Creme Aconchego Emocional

·         3 colheres de sopa de creme base
·         3 gotas de óleo essencial de lavanda
·         2 gotas de óleo essencial de gerânio
·         1 gota de óleo essencial de camomila romana
Passar no corpo após o banho. Pode ser utilizado sempre que se sentir sobrecarregada emocionalmente ou mentalmente.

Gel Sensual da Deusa Afrodite
·         1 colher de sopa de gel base
·         2 gotas de óleo essencial de ylang ylang
·         1 gota de óleo essencial de canela
Passar na região do ventre após o banho. Para utilizar antes de encontros amorosos ou quando sentir que esta se desconectando de seu ventre, da força, beleza e sensualidade feminina.



Para o dia-a-dia - Inalador pessoal


No inalador pessoal, pingue de 2 a 5 gotas dos óleos essenciais escolhidos. Inspire sempre que sentir necessidade. Carregue na bolsa e faça uso em todas as situações em que você ache que está se perdendo, ou que precisa de um lembrete sobre sua essência e seu poder pessoal.

http://quintaldebruxa.blogspot.com.br/2014/08/o-resgate-do-feminino-com-as-terapias_14.html
Apostila do curso de Aromaterapia Clinica Basica - Academia Penny Price

Comentários

Postagens mais visitadas